Nexaas
omnichannel
June 4, 2020

Como um sistema de gestão omnichannel pode transformar sua contabilidade gerencial?

Quem tem um varejo que possui mais de um canal de venda, seja uma rede de lojas próprias, franquias, canais offline e online simultâneos, pode ter um grande dor de cabeça ao querer fazer a estratégia contábil de sua empresa. 

Isso ocorre pelo mero fato de muitas vezes os fluxos de caixa, estoque, transferências de mercadorias entre outros pontos essenciais do negócio não estarem plenamente integrados entre todos os centros de custo. O que acaba levando a um trabalho muito complicado de conciliação das informações dos ativos e passivos da empresa de forma geral.

Assim, elaborar um trabalho de contabilidade gerencial assertivo e plenamente condizente com o que ocorre efetivamente no negócio, é um grande desafio, que muitas vezes pode gerar relatórios com distorções importantes. Por isso, ter ferramentas que lidam com integração das informações entre canais e centro de custo é fundamental para uma contabilidade gerencial bem estruturada.

E uma das ferramentas que podem ajudar o varejo a lidar com o planejamento e execução da contabilidade gerencial é um sistema de gestão de varejo que seja nativo no conceito omnichannel. E a razão é muito simples: um sistema concebido no omnichannel, tem a facilidade de agregar de forma precisa e avançada os dados da operação em todas as suas frentes, sem que haja um obstáculo para conciliar as informações em relatórios unificados.

O sistema de gestão omniChannel permite que relatórios de estoque, de custo, movimentação de mercadorias e caixa possam ser conciliados, assim como segmentados para compreensão mais granular das informações. Assim, o varejista consegue ter uma melhor visão de como é o desempenho de cada parte do negócio por canal ou centro de custo em relação ao todo, e assim planejar a sua estratégia contábil de forma assertiva e factível

Como fazer a gestão de estoque no omnichannel?

É possível integrar estoque entre vários canais e manter sempre atualizados os dados de movimentação para que seja possível realizar entregas próximas e pontuais ou para retirada num ponto de entrega, ou ainda para envio ao cliente com frota própria, terceirizada ou Correios, excluindo a necessidade de negociar e configurar cada item em separado. Dessa forma, a integração de estoques no omnichannel torna mais inteligente o deslocamento de mercadorias e de insumos para o negócio, por permitir analisar qual a melhor forma de se processar a logística, seja em relação a prazos ou relação a custos.

Como funciona a gestão financeira?

Em relação à gestão financeira, a possibilidade de organizar os recebíveis, integrar seu sistema com os bancos e classificar seus lançamentos por meio da automatização da gestão de contas a pagar e receber, e tornar isso unificado entre canais é essencial para o controle financeiro de um negócio que demanda inúmeras operações e controles diários. Poder conciliar de forma segura e sempre atualizada os dados financeiros, independentemente da unidade de negócio, centro de custo ou canal de venda, aumenta drasticamente a qualidade da gestão financeira, tornando-a mais precisa, confiável e eficiente.

E qual o papel de um sistema para PDV móvel?

Porém, um elo mais visível dessa cadeia, por chegar diretamente ao público final, é o sistema para pontos de venda, ou PDV. Isso decorre em razão de que neste sistema são contidos relatórios que envolvem as áreas financeira, logística e comercial, que mostram uma visão unificada e organizada os dados da empresa. Assim, se torna mais efetivo vender com segurança, principalmente em razão de haver a visualização fácil das margens dos produtos, a disponibilidade de mercadorias e insumos, assim como o fluxo de caixa do negócio,

Indo mais além, o PDV torna a experiência omnichannel mais completa quando ele é móvel, pois permite que não haja restrição entre canais de venda e locais físicos. Assim, o negócio inserido no conceito omnichannel tem inúmeras possibilidades de operação, de realizar vendas, de transferir produtos e insumos e isso tudo sob um controle centralizado, que permite a compreensão da evolução do negócio constantemente, seja no geral, seja segmentado entre canais e unidades de negócio.

Após vermos os benefícios em cada ponto sensível do negócio, vemos que estar inserido no omnichannel potencializa muito a capacidade de planejar toda a operação e criar cenários e metas futuros realistas, o que se estende claramente à contabilidade gerencial, que tem um mundo de oportunidades para ser desenvolvida da melhor forma para quem adotar o conceito omnichannel.

Mais sobre os assuntos

Cadastre-se para receber mais conteúdos