Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Varejo
Varejo

Experiência do Cliente: por que a tecnologia é uma aliada?

Homem realizando uma venda usando um computador em sua loja.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
12/dez/2021

A sinergia entre inovação tecnológica e cuidado humano é indispensável

Ninguém é igual a ninguém, mas de uma coisa temos certeza: todos são, ou serão, em algum momento, clientes. Ser cliente é a essência da sociedade que vivemos e faz a economia girar. Vamos descobrir o que faz essa experiência ser boa ou ruim, fácil ou difícil?

Entrando em uma loja

Ser cliente hoje em dia é algo tão comum que não paramos para pensar sobre isso. Vamos às compras, entramos na loja, pagamos por aquilo que precisamos e vamos embora. No entanto, cada momento dessa ação é algo importante para o dono da loja. 

Para os empreendedores o mais importante é que o cliente, após sua compra, sinta-se bem, sinta que todo este processo foi algo prazeroso. Isso faz com que a experiência do cliente se torne positiva e o faça comprar novamente naquele estabelecimento.

Ao contrário, se em algum momento o cliente teve algum atraso, um atendimento complicado, ou mesmo não encontrou o que procurava, esta experiência torna-se ruim e a loja dificilmente verá o rosto deste cliente de novo. 

Por isso, o intuito de todo varejo é fidelizar seus clientes e fazer com que, não apenas voltem, mas que indiquem aqueles produtos e aquela loja para seu círculo social. 

A tecnologia, uma grande aliada

A experiência de entrar em uma loja hoje em dia é diferente de antigamente, pois agora podemos fazer isto de qualquer lugar. Não precisamos, necessariamente, nos locomover até a loja física, temos inúmeras opções do varejo online.  

Isto é o que se chama de possuir diferentes canais de vendas.  O empreendedor que investe em sua loja pode possuir um site, uma loja física ou ainda um aplicativo de vendas. Cada um destes é um canal diferente que irá oferecer uma solução diferente, buscando os mesmos resultados. 

Esta facilidade de acessar produtos e recebê-los em casa surge com mais força devido à atual situação da pandemia que vivemos. Estar no mundo virtual é fundamental pois a conectividade dos clientes aumentou.

A experiência do cliente neste caso só tende a melhorar. Há inúmeras formas do varejista acomodar as demandas dos clientes e direcioná-lo com facilidade para aquilo que deseja. Ou ainda, mostrar ao cliente algo que nem mesmo ele sabia que desejava. 

Dessa forma, podemos elencar uma série de avanços tecnológicos dentro do setor de varejo que irão customizar e aprimorar ainda mais a experiência do cliente como um todo. 

Chatbots

Um dos pontos importantes quando falamos sobre a experiência do usuário é sobre o atendimento. Em um canal de varejo online a demanda pode ser imprevisível e também muito alta. Isso faz com que um profissional contratado apenas para operar nesta função possa ficar muito tempo ocioso, ou ainda, não dar conta.

Por isso os chatbots são soluções essenciais para poder receber não apenas pedidos, mas críticas e sugestões. Eles também auxiliam em sugestões de vendas, captam e armazenam os interesses de clientes e podem impedir a evasão do carrinho de compras.  

Big Data

Armazenamento e leitura de dados são cruciais para poder traçar não apenas um perfil do cliente, mas também podem prever o que este perfil irá buscar em sua loja.  Antes da era digital, toda informação do cliente era captada de forma complexa e demorada e hoje é possível acessar essas informações de maneira espontânea por parte do cliente. 

 Saber gerenciar as informações captadas de seus clientes é uma das vantagens da tecnologia na experiência do cliente.  Dessa forma, é possível criar estratégias de vendas e um ambiente mais confortável para o cliente na hora das compras.

Cyber segurança

Sabemos que uma das coisas mais importantes na era digital é a segurança. Ainda que fazer compras pela internet seja algo cada vez mais comum, também a preocupação com a segurança aumentou.  Possuir uma garantia de segurança dos dados é muito importante. 

Não só isso, mas também oferecer um suporte confiável para qualquer imprevisto na entrega. Outro ponto importante é garantir que qualquer tipo de devolução possa ocorrer de maneira segura e rápida, sem dor de cabeça para o cliente.

Ser Omnichannel

A princípio o nome pode assustar, mas ser omnichannel é uma das melhores estratégias que um varejista pode adotar. Como falamos anteriormente, o varejo possui vários canais de vendas, seja a loja física, seja por meio do aplicativo ou do site. 

Ser omnichannel é fazer com que todos estes canais conversem entre si.  A falta de conectividade entre estes canais pode gerar algumas situações indesejadas. Por exemplo, sem um sistema integrado entre as vendas online e a loja física, não haverá um controle de estoque eficiente.

 Além disso, as demandas de um canal, quando se dão de maneira desconectada de outro, podem gerar problemas para controle das informações dos clientes.

Possuir diversos canais sem integralidade pode gerar mais dor de cabeça do que facilidade. Por isso, quando falamos de omnichannel estamos falando de canais conectados que irão providenciar uma experiência do cliente mais integral e confortável. 

Adotar esta estratégia é facilitar a vida do cliente que, mesmo na loja física, poderá procurar um item no estoque dentro do aplicativo. Ou ainda, comprar um item na loja física e mandar entregá-lo em sua casa por meio do aplicativo.

As vantagens são inúmeras e é um ponto forte da tecnologia como grande aliada na experiência do cliente.

Conclusão

Vimos que a tecnologia só tende a aprimorar a experiência do cliente e pode ser crucial para o sucesso dentro do varejo. Estamos vivendo uma mudança brusca de paradigmas em relação ao mundo do comércio e o que importa para o empreendedor é ficar sempre atento às novas tecnologias.

Ficar para trás quando o assunto é tecnologia é estar sempre em desvantagem em relação aos concorrentes, que farão de tudo para cooptar possíveis clientes. 

E quando falamos em tecnologia, falamos em integralidade e sistemas conectados. As fronteiras entre o físico e o virtual ficam cada vez mais tênues. Cada desafio para um empreendedor é uma vantagem para o cliente.

Por isso, não fique para trás, conheça as melhores abordagens quando falamos em conectividade e tecnologias para aprimorar o varejo. Conheça a Nexaas e esteja sempre um passo à frente!

Posts relacionados

Ícone Calendário
10/11/2023

Unified Commerce: tendência para revolucionar o varejo

Ícone Calendário
21/nov/2021

Como o gerenciamento de estoque pode otimizar as vendas no varejo

Ícone Calendário
24/jul/2023

Quais são as vantagens de um sistema integrado para a gestão de processos do seu varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.