Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Omnichannel
Varejo
Omnichannel
Varejo

Como as entregas positivas contribuem para a fidelidade do cliente?

Homem entregando caixas de correspondência. Fidelidade do cliente.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
23/dez/2021

O impacto das entregas para encantar, conquistar e fidelizar

Garantir a fidelidade do cliente é um dos maiores desafios das empresas varejistas. Afinal, ter estratégias para fidelizar o cliente é uma prática que pode garantir mais vendas e faturamento para seu negócio.  E uma das melhores maneiras de conseguir isso é através de boas condições de fretes.

Já não é novidade que a experiência de compra de um consumidor é um fator primordial para que ele seja fiel a uma marca. Quando um cliente está habituado a fazer compras em um local e ter uma boa jornada de compra, ele consequentemente acaba se tornando fiel. 

Mas você sabia que as entregas têm um papel fundamental na experiência de compra de um consumidor, e podem contribuir para sua fidelidade? Não? Então continue conosco, pois neste post falaremos exatamente sobre esse assunto.

Entenda a importância das entregas para fidelidade do cliente

Entender como o processo de entregas pode influenciar na fidelidade do consumidor é fundamental para garantir uma boa experiência para o cliente. O consumidor deve se sentir satisfeito em todas as fases da sua compra, no entanto, a entrega pode ser decisiva para que ele volte a fazer a realizar um negócio com sua marca.

Ao realizar uma compra, uma expectativa é gerada no cliente. Ao receber a compra, o cliente pode ter sua expectativa alcançada, superada ou não atendida. Quando ela é positiva, podemos dizer que o cliente está satisfeito. Portanto, na melhoria dos seus processos de logísticas e entregas é um passo fundamental para que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva.

Mais do que isso, a entrega tem papel fundamental para que um indivíduo faça negócio com uma empresa. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 61,7% dos entrevistados comprariam mais pela internet se o frete fosse grátis em todas as compras. 

Dessa forma, entendemos que os clientes compram menos por causa do frete e, caso realizem uma compra, o processo de entrega tem papel fundamental na decisão de um novo pedido. Ainda segundo a pesquisa, o tempo de entrega reduzido (33,4%) e a opção de retirada na loja física (31,3%) também influenciam na experiência do cliente.

Dicas para melhorar a experiência de entrega da sua empresa

Bom, agora que você já sabe o porquê dos seus processos de logísticas serem tão importantes para a experiência de compra de um consumidor, chegou a hora de mostrarmos como sua empresa pode adotar algumas práticas para tornar a entrega de produtos mais eficientes. 

Para isso, listamos abaixo algumas dicas fundamentais para conseguir oferecer boas entregas e conquistar a fidelidade dos consumidores. É importante frisar que esse é um trabalho de longo prazo, mas seguindo os passos abaixo seu negócio já foi dar um pontapé inicial para melhorar a experiência de compra dos clientes. 

Foque na satisfação do seu cliente

A satisfação do cliente deve ser uma prioridade do seu negócio. Clientes satisfeitos retornam, realizam novas compras e indicam a loja para outras pessoas. Prestar um bom atendimento é o principal aspecto nesse sentido, pois se o cliente teve uma boa experiência de compra, mas não foi bem atendido, certamente vai pensar duas vezes antes de fazer outra compra em sua loja. 

Oferecer múltiplos canais facilita o processo, pois o cliente poderá escolher qual é o melhor para entrar em contato naquele momento. 

Ofereça diversas opções de entrega

A multiplicidade de opções torna o frete mais econômico para o cliente e faz com que ele possa escolher como deseja receber seu pedido.  O cliente pode optar por fazer a retirada, receber em outro endereço, buscar em um ponto físico, entre outras possibilidades que vão se adaptar às suas necessidades. Dessa forma, o consumidor não se limita a um único meio que pode atrapalhar toda sua rotina ou ser mais custoso. 

Caso o cliente passe o dia todo fora, por exemplo, um ponto de retirada perto do trabalho pode facilitar. Assim, sempre que for fazer uma compra, ele vai preferir aquele que facilita seu dia a dia ou que poderá ter o bem adquirido com mais agilidade. 

Proporcione mais controle e autonomia

O atendimento deve estar disponível para o cliente no maior tempo possível e em diferentes locais. No entanto, oferecer autonomia e controle para o cliente também é importante. Isso vai permitir que ele mesmo encontre as informações que precisa, no momento que preferir, sem depender do atendimento da empresa. 

Construa um programa de fidelidade do cliente

Um programa de fidelidade vai fazer com que o cliente prefira comprar em sua loja para aproveitar os benefícios. Grandes marcas oferecem programas de fidelidade, onde o cliente cadastrado recebe descontos melhores, é informado em primeira mão sobre promoções, têm acesso a brindes, etc. 

Existem diversos tipos de programas que você pode se inspirar ou fazer parcerias com outras empresas que oferecem clubes de vantagens. Assim é possível atender os clientes da loja e outros públicos que utilizam esses serviços.

Analise suas ações e feedbacks

Adote todas as ações que achar necessárias e importantes para o seu negócio e lembre de analisá-las também. A análise vai mostrar se elas estão proporcionando resultados positivos ou não, mas principalmente se o cliente está satisfeito. 

Um indicador muito popular para mensurar o nível de satisfação do cliente é o NPS. Ele é usado para medir o quanto seu cliente lhe recomendaria à outra pessoa. Esse é um indicador importante de ser mapeado desde o início de sua operação, contudo com a maturidade de sua loja, você pode evoluir para tentar antecipar comportamentos de consumo do cliente através de análises preditivas. 

Conclusão

Como vimos, os processos de logística de uma empresa, sobretudo, a etapa da entrega de produtos é fundamental para garantir uma experiência de compra positiva para os consumidores. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais em estratégias para tornar suas entregas mais eficientes e cômoda para os clientes.

Apesar de não ser uma tarefa tão simples, contando com os recursos certos e seguindo as estratégias que listamos em um curto prazo, sua empresa já conseguirá colher bons resultados. Quer saber como a Nexaas pode ajudar nessa tarefa? Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores!

Posts relacionados

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/01/2024

Omnicanalidade: como essa estratégia impacta o varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.