Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Varejo
Varejo

Dicas para melhorar a experiência de compra do cliente

Experiência de compra.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
16/dez/2021

Prepare-se para encantar em cada passo da jornada

Oferecer uma boa experiência de compra para os consumidores é hoje um dos principais pilares para que as empresas do varejo tenham sucesso. Por isso, as organizações têm investido cada vez mais em estratégias que permitam tornar essa experiência cada vez mais rica, positiva e engajadora.

Com a transformação digital já sendo uma realidade na maioria das empresas brasileiras, os consumidores nunca estiveram tão exigentes. Hoje, para conquistar um cliente, mais do que oferecer bons produtos e preços atraentes, é preciso investir na experiência que ele recebe. Prova disso é que, segundo pesquisas, hoje os consumidores estão dispostos a gastar até mais por uma experiência de compra que seja satisfatória.

Por isso, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado têm investido cada vez mais em ações para aumentar a satisfação dos seus consumidores. Quer saber algumas estratégias para melhorar a experiência de compra dos seus usuários? Então continue conosco, pois nesse post daremos algumas dicas fundamentais para atingir esse objetivo. 

Por que sua empresa deve investir na experiência de compra do cliente?

Antes de listarmos as dicas para que sua empresa consiga melhorar a experiência de compra dos consumidores no varejo, é preciso que você tenha total ciência do porquê isso é importante nos dias atuais. 

Para entender o motivo da experiência de compra do cliente ser tão importante, é preciso refletir sobre o contexto no qual estamos inseridos atualmente. Com o advento da tecnologia e a popularização da internet, os consumidores nunca estiveram tão munidos de informações, o que consequentemente acaba aumentando muita sua exigência em relação ao atendimento e experiência que recebem.

Mas você deve estar se questionando o que de fato é uma experiência de compra, não é mesmo? Muita gente se engana ao pensar que a experiência de compra se resume ao momento em que um indivíduo efetiva uma nova aquisição. Mas a experiência de compra não é apenas isso. Na verdade ela é a soma de todas as interações que um consumidor tem com uma marca, desde a pesquisa até o momento do pós-venda.

Nesse sentido, é preciso que as empresas estejam atentas à experiência do usuário em todos os pontos de contato que ele pode ter com a marca. Isso faz com que eles percebam que você se importa com a experiência que estão tendo, dessa forma tendem a confiar mais na sua empresa. Isso porque eles percebem que você não deseja simplesmente vender um produto a eles a qualquer custo. 

Para se ter uma ideia de como o investimento na experiência do cliente é valioso, de acordo com pesquisa realizada pela PwC, 73% dos consumidores apontam a experiência como um importante diferencial em suas decisões de compra. Ainda segundo o estudo, 42% do total de respondentes afirmaram que pagariam mais por uma experiência receptiva e amigável. Além disso, 32% deles pararam de comprar com uma marca que amam após uma experiência ruim.

Dicas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes

Bom, agora que você já entendeu a importância que a experiência de compra tem para o varejo, chegou a hora de falarmos como sua empresa pode adotar algumas estratégias para tornar essa experiência mais rica e satisfatória para os consumidores. 

Mas antes, é importante ressaltarmos que melhorar a experiência de compra dos consumidores não é algo tão simples, é uma tarefa que leva tempo e um grande trabalho. Por isso, é preciso ter em mente que não basta apenas adotar algumas medidas isoladas, na realidade é preciso uma verdadeira mudança cultural, onde o consumidor seja colocado como foco central do seu negócio. 

Porém, ao adotar algumas estratégias já dá pra começar a tornar essa experiência mais agradável e alcançar bons resultados em um curto prazo. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas fundamentais para que sua empresa comece esse processo, confira:

Conheça a fundo seus clientes

O primeiro passo para começar a oferecer uma experiência positiva de compra é entender o comportamento dos seus consumidores, sobretudo quais são suas dores e necessidades. 

Lembre-se, não é mais suficiente desenvolver um discurso para convencer o cliente, mostrando para ele como a sua marca é boa. O consumidor quer, na verdade, saber se o seu negócio é capaz de entender a sua realidade e atender às suas demandas.

Personalize seu atendimento

Outra dica fundamental para começar a tornar a experiência de compra mais satisfatória é investir na personalização do seu atendimento. Hoje os consumidores não desejam mais serem tratados como apenas mais um, ao contrário disso eles querem se sentir únicos. 

Portanto, adotar estratégias que permitam tratar os consumidores de forma individualizada é sem dúvida uma atitude que contribui para a construção de uma experiência positiva.

Ofereça boas condições de frete/entregas

Outro fator de extrema importância para melhorar a experiência de compra do consumidor é garantir boas condições de. Hoje já sabemos que um dos principais motivos que levam um indivíduo a abandonar um carrinho de compra antes de efetivá-la é opções de frete que não sejam compatíveis com suas expectativas. 

Por isso, para encantar os clientes é fundamental que as organizações tenham uma boa gestão de estoque e consigam adotar novas estratégias de logística que possibilitem aumentar a comodidade dos consumidores, como o clique retire, ship from store, dark stores e outras.

Torne seu negócio Omnichannel

Se tornar omnichannel é uma das maiores prioridades para as empresas do varejo nos dias atuais, é uma das principais dicas para oferecer uma experiência de compra satisfatória aos consumidores. Isso porque, atualmente os usuários têm interesse em usar todos os canais de compras disponíveis. 

O omnichannel tem como principal objetivo integrar processos de compra, potencializando a experiência do consumidor em mais de um canal. Se esses canais não forem integrados e o cliente receber uma experiência diferente em determinado canal isso causará frustração, o que consequentemente levará a insatisfação.

Melhore experiência de compra na sua loja

Como vimos, a experiência de compra do cliente é um fator determinante para que uma empresa de varejo tenha sucesso nos dias atuais. Porém, como dito acima, melhorar a experiência de compra não é algo tão simples, é uma tarefa que leva tempo e requer uma verdadeira mudança de mindset. Ou seja, é preciso que a organização seja Customer Centric, onde o cliente seja colocado realmente como foco central do negócio.

Mas apesar disso, seguindo as dicas que listamos e contando com as ferramentas e recursos necessários, sua empresa já conseguirá ver os resultados desse trabalho em um curto prazo. Investir em uma plataforma de Omnichannel, por exemplo, é um passo fundamental para tornar a experiência de compra dos consumidores mais satisfatórias. Quer saber como tornar seu negócio Omnichannel? Acesse nosso site e fale com um dos nossos especialistas.

Posts relacionados

Ícone Calendário
10/11/2023

Unified Commerce: tendência para revolucionar o varejo

Ícone Calendário
21/nov/2021

Como o gerenciamento de estoque pode otimizar as vendas no varejo

Ícone Calendário
24/jul/2023

Quais são as vantagens de um sistema integrado para a gestão de processos do seu varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.