Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Omnichannel
Varejo
Omnichannel
Varejo

4 Dicas essenciais para integrar o varejo físico e online

Varejo físico e online.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
26/mai/2022

Aproveite ao máximo esses dois canais e aumente as vendas do seu varejo!

Durante o período pandêmico, o Brasil viu um crescimento expressivo no número de lojas virtuais, os empresários ao se depararem com as restrições impostas pela pandemia, entenderam a necessidade de se reinventar para continuar as vendas no período.

De acordo com uma pesquisa da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o mercado brasileiro recebeu 80 mil novas lojas virtuais, o que não quer dizer que as lojas físicas perderam relevância.

Apesar do grande aumento das lojas virtuais no varejo, as lojas físicas ainda são a preferência dos brasileiros, com 51% dos consumidores preferindo fazer compras presenciais, segundo o estudo Consumer Insights, feito pela Kantar.

Buscando aproveitar ao máximo esses dois canais, juntamos 4 dicas para ajudar você a fidelizar clientes e alavancar suas vendas, integrando estes dois importantes canais de vendas, veja:

Logística

Atue com cuidado na separação e empacotamento de produtos, uma embalagem bem feita pode evitar avarias causadas durante o transporte e ainda causar uma boa impressão para o consumidor ao receber o produto.

Ofereça também aos seus clientes uma forma de receber o produto mais rapidamente, adotando uma estratégia de Dark Store. Melhore a performance de vendas oferecendo a opção de comprar online e retirar na loja, ou até mesmo comprar na loja e receber em casa. Essa é uma forma de unir o seu varejo físico e online de forma simples.

Gestão de estoque

A aquisição de um software OMS ou até um ERP, pode ser uma saída para você integrar seus canais de vendas de varejo físico e online.

Cada solução tem um objetivo próprio, um ERP atua mais na parte de gestão financeira, comercial e em poucos casos o estoque. O OMS está mais inserido no fator produto, fazendo integrações entre os canais de vendas da sua empresa, atuando como um integrador de estoques, possibilitando estratégias de prateleira infinita, Dark Stores, split e roteamento inteligente de produtos, entre outros.

A gestão do seu estoque impacta diretamente nas vendas de uma loja física e e-commerce, pois integra e atualiza seus estoque de maneira automática, evitando o desconforto de não ter um produto disponível para o seu cliente no momento da compra, seja ela no físico ou no digital.

Investimento em tecnologia

Investimentos fazem parte de qualquer empresa, mas quando o assunto é varejo físico e online, estar atualizado com as tendências e tecnologias mais atuais, é um dever do empreendedor. Estar atualizado consequentemente leva empresas a se destacarem no mercado.

Estudos indicam que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de se fazer negócio, mas apenas 36% deles estão munidos dessas estratégias, de acordo com a pesquisa da Capgemini.

Estratégia de venda

Criar estratégias de vendas para lojas físicas e virtuais ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Requer um planejamento estratégico aliado a uma tecnologia, um dos exemplos de tecnologias que unem físico e digital, são ações enviadas via e-mail ou pushing, essas tecnologias podem ser utilizadas para criar promoções de vendas na loja física ou virtual. Unindo a estratégia online com offline, devido a distribuição de cupons enviados diretamente ao consumidor.

Ter uma comunicação igual na sua loja física e loja virtual, é um primeiro passo para mostrar a união de seus canais, por exemplo um site e fachada de loja, com a mesma comunicação, trabalhando cores, logo e até design de forma única. 

Algumas das estratégias mais utilizadas pelas grandes empresas varejistas, são as campanhas de vendas enviadas via e-mail para impulsionar as vendas na loja física/digital, criar conteúdos bem estruturados para o seu cliente e enviá-los nas redes sociais com informações relevantes e apresentar um relatório de vendas do produto, também pode ser uma boa estratégia.

Integrar canais de comunicação como Whatsapp, Telegram, e-mail, mensagem, site, redes sociais, etc, faz com que os seus vendedores estejam sempre em contato com o cliente. Mesmo em loja física, manter uma comunicação alinhada a do site, é ideal para o consumidor entender que a empresa é uma só, apesar de diferentes canais.

Conclusão

As vantagens de se ter um negócio integrado são muitas, gerando um aumento de produtividade, efetividade de gestão e fidelização de novos clientes. É um conjunto de ações, softwares, atualizações e estratégias, que podem ser feitas para alavancar as vendas da sua loja.

Se você procura uma plataforma que faz tudo isso em uma, o Nexaas OMNI é a solução ideal para o seu negócio! Tenha tudo isso com um OMS que integra todos os seus canais de vendas, em um software robusto, fácil de usar, com a sua cara e ainda faz recomendações para seus clientes, baseado no histórico de compras. 

Fale agora com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/01/2024

Omnicanalidade: como essa estratégia impacta o varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.