Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Tecnológica e Inovação
Tecnológica e Inovação

Como usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo

Uma mulher trabalhando com seu tablet
Por
Nexaas
Ícone Calendário
02/out/2023

Leia o artigo completo e saiba como usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo.

Muitos gestores temem as frequentes inovações no que diz respeito à automação de tarefas e processos. Isso porque muitos pensam que podem perder o controle do que está sendo realizado na sua empresa. Porém, muito pelo contrário, a tecnologia surge como uma forte aliada para impulsionar o seu negócio. E com a sua loja física não poderia ser diferente. Leia o artigo completo e saiba como usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo.

Ao automatizar seus processos, você otimiza o tempo de sua equipe e melhora a eficiência das tarefas cotidianas que precisam ser realizadas. Além disso, diminui os erros e esquecimentos, o que é uma oportunidade para melhorar o rendimento dos colaboradores, que terão mais tempo para se dedicar em movimentos mais estratégicos.

Como digitalizar a sua loja física

Digitalizar um negócio físico pode ser um grande desafio. No entanto, a tecnologia pode ser uma estratégia promissora para aumentar a assertividade, melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas da sua loja. 

Pensando em nortear alguns passos importantes neste processo, listamos algumas etapas que podem fazer a diferença neste processo:

  • Comece aos poucos: com a alta demanda de mercado, existem muitas opções no que se refere a softwares e opções para automatizar tarefas. Atente-se às possibilidades e busque aquela que estiver mais alinhada com a realidade do seu negócio e com as suas necessidades reais;
  • Crie uma presença online consistente: alinhe sua estratégia de marketing de acordo com os objetivos do seu negócio e desenvolva ações constantes para marcar a presença no mundo digital. Isso inclui o desenvolvimento de uma loja virtual atrativa, que destaque seus produtos, e a presença constante nas redes sociais, por exemplo;
  • Utilize um sistema de ponto de venda: busque um sistema que permita ampliar as formas de pagamento e automatizar tarefas como a abertura de caixa. Recursos como a prateleira infinita e a gestão centralizada do seu estoque podem potencializar suas vendas;
  • Treine sua equipe: proporcione treinamentos para que seus colaboradores estejam prontos e aptos a usarem os recursos tecnológicos de um software para gestão das tarefas cotidianas;
  • Aumente a fidelidade de seus clientes: crie um programa de fidelidade em que seus clientes possam interagir de forma online. Por exemplo, acumular pontos a cada compra e oferecer descontos;
  • Utilize chatbots e inteligência artificial: com os recursos disponíveis atualmente, você investe pouco e garante mais satisfação não só para sua equipe, mas também para seus clientes. Um chatbot, por exemplo, torna o atendimento mais rápido e eficaz;

O processo de digitalização não é permanente

Como vimos, digitalizar tarefas é uma tendência promissora para o seu negócio. Usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo melhora a experiência da sua equipe e do seu cliente.

Mas, lembre-se que o processo de digitalização e automação de tarefas não é linear e permanente. A todo momento, novos recursos e funcionalidades surgem para trazer mais comodidade para qualquer negócio. Por isso, é importante buscar conhecer as possibilidades e revisitar os próprios processos internos.

Mesmo que você já tenha digitalizado toda a operação do seu varejo, por exemplo, é essencial que você reavalie constantemente seus processos. Busque realizar pesquisas de satisfação com seus clientes periodicamente para entender suas reais necessidades e oferecer melhores soluções caso haja alguma reclamação. Seus colaboradores também devem ser ouvidos, já que estão diretamente envolvidos em todas as etapas da venda.

É fundamental observar o que está ou não dando certo e ter flexibilidade para adaptar as estratégias de acordo com os objetivos do seu negócio, a fim de encontrar as melhores alternativas para que o seu negócio siga em pleno crescimento.

Um software completo para o seu varejo

A Nexaas oferece uma solução completa para o seu varejo, oferecendo recursos como o PDV Móvel, loja virtual, gestor de pedidos e muito mais! Agende uma demonstração para conhecer nossas funcionalidades clicando aqui.

Posts relacionados

Ícone Calendário
20/05/2024

Retail Tech: O que são e como estão revolucionando o varejo

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/out/2023

Como usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.