Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
E-commerce
E-commerce

Como encontrar um fabricante ou fornecedor para loja virtual

Um homem fazendo o unboxing de um recebido.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
20/dez/2022

Encontre o fornecedor ideal para sua loja virtual e evite problemas

Está criando um e-commerce? Para te ajudar nesta etapa, preparamos este post com dicas para encontrar um fornecedor para loja virtual.

Quando você decide criar uma loja virtual e encontra um nicho de mercado, é hora de pensar no mix de produtos que serão vendidos. Às vezes, o lojista não se dá conta, mas existem vários fatores que precisam ser avaliados, começando pela escolha de um fabricante ou fornecedor para loja virtual.

Dependendo do nicho de mercado que você for trabalhar, a variedade de fornecedores pode mudar bastante. Quanto mais específico for seu segmento, mais complicado será achar um fornecedor. Em casos como esse, alguns lojistas optam pela fabricação do seu próprio produto. Para te ajudar nesta etapa, preparamos este post com dicas para encontrar um fabricante ou fornecedor para loja virtual.

Por onde começar a procurar um fornecedor para loja virtual?

Antes de mais nada, é preciso definir que tipo de fabricante ou fornecedor você vai trabalhar. Além de te dar um direcionamento, essa definição ajudará nas suas pesquisas, deixando-as mais específicas. As opções mais comuns são essas:

  • Fabricante: que vai produzir sua própria ideia de produto;
  • Fornecedor: atacadista ou distribuidor, para adquirir marcas e produtos existentes;
  • Dropshipping: modalidade de venda sem estoque, livre de logística.

Fornecedores nacionais x internacionais

Fornecedor nacional ou internacional, qual a melhor opção para meu e-commerce? Esta é uma pergunta bem comum feita por lojistas que estão procurando por um fabricante ou fornecedor. Tudo vai depender da sua necessidade e tipo de produto, afinal as duas opções possuem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens de um fornecedor para loja virtual nacional:

  • Maior qualidade na fabricação dos produtos;
  • Sem barreira de idioma;
  • Facilidade de comunicação;
  • Acesso fácil aos fabricantes/fornecedores com boa reputação;
  • Agilidade na entrega;
  • Maior segurança referente aos pagamentos.

Desvantagens de um fornecedor para loja virtual nacional

  • Custo elevado de fabricação;
  • Sem muita variedade de produtos.

Vantagens de um fornecedor para loja virtual internacional

  • Custo reduzido com fabricação;
  • Maior número de fabricantes/fornecedores;
  • Serviços (como o Alibaba) facilitam a navegação entre fornecedores.

Desvantagens de um fornecedor para loja virtual internacional

  • Qualidade inferior dos produtos;
  • Padrões de trabalho mais baixos;
  • Barreira de idioma dificulta comunicação;
  • Dificuldade para avaliar um fabricante/fornecedor;
  • Demora na entrega;
  • Diferenças culturais nas práticas de negócios;
  • Importação de produto e liberação na alfândega;
  • Segurança nos pagamento.

Como buscar por um fabricante ou fornecedor?

Depois de definir o tipo de fabricante ou fornecedor para loja virtual e avaliar as fontes nacionais e internacionais, é hora de começar suas pesquisas. A internet é uma das primeiras opções que pensamos quando se trata de busca de informações, afinal ela nos proporciona comodidade e facilidade na utilização.

Pesquisas no Google

Atualmente, conseguimos pesquisar qualquer coisa no Google. Geralmente encontramos o que desejamos nos primeiros resultados de busca. Porém, quando se trata de fabricantes e fornecedores, essa busca pode ser um pouco mais demorada.

Avalie com calma e cuidado as opções disponíveis e antes de fechar a compra, tenha certeza de que não se trata de um golpe. Pois, é dessa parceria que sairão os produtos que os seus consumidores receberão, já pensou em como ficaria a reputação da sua marca com entregar produtos de baixa qualidade ou simplesmente por não entregá-los?

Diretórios online

Os diretórios online podem ser uma ótima opção de busca, afinal contém perfis de centenas de fabricantes e fornecedores. Selecionamos alguns dos diretórios nacionais e internacionais mais utilizados:

Nacionais
Internacionais

Indicações

Pedir indicações para amigos e colegas que trabalham no varejo talvez seja uma das melhores formas de encontrar um fabricante ou fornecedor para loja virtual. Afinal, você consegue fazer um filtro e identificar quais se encaixam melhor com seu modelo de negócio. 

Além disso, procurar nas redes sociais também é uma alternativa útil. Afinal através das redes sociais da empresa, você pode ter uma noção da sua reputação e popularidade.

Chegou a hora da abordagem e agora?

Ao encontrar um fabricante ou fornecedor para loja virtual que atenda suas necessidades, chegou o momento de entrar em contato com ele. A principal pergunta feita pela maioria dos lojistas é: “quanto custa?”. Mas, se no primeiro contato com o distribuidor você fizer esta pergunta, as chances de ele nem terminar de ler seu e-mail são muitas. Por isso, é preciso planejar como será seu primeiro contato.

Para não ser ignorado, seu e-mail não pode ser longo e nem ter perguntas em excesso. Além disso, você precisa ser claro e conciso, evite contar muito sobre a história de sua empresa e foque em suas dúvidas. Pergunte apenas o que é realmente necessário para avaliá-lo. Existem algumas informações básicas que podem te ajudar:

  • Quantidade mínima de pedidos: a quantidade mínima pode variar dependendo do fornecedor e tipo de produto. Contudo, tome cuidado, talvez o pedido mínimo desse distribuidor seja maior do que você consegue pagar;
  • Amostras de produto: é natural que o lojista solicite uma amostra do produto antes de comprá-lo. No entanto, isso também varia de empresa para empresa, algumas cobram o valor total, outras oferecem descontos ou mesmo enviam uma amostra grátis;
  • Preços de produção: uma das perguntas mais esperadas é sobre o preço dos produtos. Eventualmente, você pode perguntar o preço para diversas quantidades e também se oferecem descontos para compras maiores;
  • Prazo de entrega: o prazo para entrega dos produtos é algo muito importante. Afinal, pode ser crucial no fechamento de um pedido em sua loja virtual;
  • Formas de pagamento: existem empresas que solicitam o pagamento integral nas primeiras compras. Sabemos que montar um estoque é um dos custos mais altos no e-commerce, portanto, saber a forma de pagamento de seu fabricante ou fornecedor é fundamental.

Preparado para vender mais na sua loja virtual?

Sem dúvida, encontrar fabricantes ou fornecedores não será uma tarefa fácil. Para a maioria dos lojistas, essa será uma nova experiência. Mas é preciso ter um pouco de paciência e não desistir, pois depois que encontrar os parceiros ideais será muito mais fácil.
Ainda não tem uma loja virtual? Conheça nossa plataforma de e-commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Posts relacionados

Ícone Calendário
28/11/2023

7 estratégias para fidelizar os clientes no e-commerce

Ícone Calendário
06/jun/2023

Dia dos Namorados: como a tecnologia ajuda o varejo a vender mais?

Ícone Calendário
30/mai/2023

Como montar uma estratégia de crescimento para filiais

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.