O e-commerce brasileiro teve um crescimento avassalador nos últimos anos, boa parte desse avanço se deve a mudança do comportamento do consumidor durante a pandemia. Em pesquisa recente, a BigDataCorp mostrou o aquecimento do setor de e-commerce no Brasil. O "Perfil do Ecommerce Brasileiro 2023" apontou que o número de sites está em crescimento há dez anos e aumentou de 21.042.257 em 2022 para 23.859.725 em 2023.
Mas além do crescimento no número de lojas virtuais, a receita alcançada também vem crescendo, prova disso é o faturamento de R$ 254,4 bilhões no acumulado de 2023. E os consumidores também não ficaram para trás com uma alta de 24% no número de usuários em e-commerces no País, de acordo com dados da 49ª edição da pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit.
No entanto, apesar desse crescimento demonstrar que este é um ótimo negócio, o e-commerce precisa ter um diferencial para se destacar. Para isso, é necessário ter algumas questões bem definidas como: qual será o mercado, o segmento e o nicho que a sua loja virtual irá focar.
Para dar o pontapé inicial no seu e-commerce, é essencial saber diferenciar esses três termos, que apesar de parecidos, representam coisas diferentes. O mercado, por exemplo, se refere a algo mais amplo, cheio de possibilidades e ramificações. Podemos usar o mercado de eletrônicos como exemplo prático.
Dentro do mercado de eletrônicos temos o segmento, que são caminhos mais específicos que o mercado, como pequenas divisões. Neste caso, poderíamos delimitar para o segmento de computadores.
Já o nicho, é algo ainda mais específico dentro desse segmento, uma delimitação ainda mais específica. Geralmente, corresponde a um grupo de pessoas ou instituições, no caso de vendas B2B, com os mesmos gostos, interesses ou necessidades dentro desse segmento, por exemplo, os designers.
Então seguindo os exemplos, um e-commerce pensado estrategicamente para um nicho, se posicionaria da seguinte forma: mercado de eletrônicos, segmento de computadores e nicho de computadores para designers, por exemplo.
Conseguiu entender? Os conceitos vão cada vez mais se ‘afunilando’ e especificando mais dentro de um mercado e dentro de um segmento, até chegar em um nicho específico, que deve ser o foco da sua empresa.
Um dos principais erros dos empreendedores é definir apenas o mercado que irá atuar e ao “atirar para todo lado” não ter uma estratégia ou foco definido para suas ações.
Ao compreender completamente o que é mercado, segmento e nicho, você terá um bom direcionamento para o seu negócio. Afinal, todos os processos serão realizados da maneira correta e a comunicação será mais focada, tornando as vendas mais efetivas.
Algumas pessoas ficam receosas em trabalhar com nichos, pois acreditam que podem “perder público”. Mas não precisa se preocupar! Quando você define um nicho, os processos simplificam e o desempenho só tende a aumentar.
Basta escolher um nicho com um grande público, que tenha uma “dor” ou necessidade específica que você pode atender, e ter certeza que esse público quer e precisa do que você vende. Se a resposta for positiva, o caminho para o sucesso será mais simples.
Além disso, focar em um nicho específico diminui ou até anula a concorrência, dando ao seu e-commerce mais chances de se tornar referência. E ainda mais, melhora o posicionamento da marca, aumenta a fidelização e recorrência, melhora as estratégias de marketing, etc.
Agora você já conhece esses três termos e pode usá-los para guiar seu negócio. Mas, de nada adianta definir todos esses pontos e depois esquecê-los. É fundamental que você estude e entenda bem a situação do mercado e sua concorrência. Desta forma você sempre terá novas ideias e soluções para impulsionar o seu negócio online em meio a tantas outras.
E não se esqueça, que para otimizar as suas vendas, simplificar os processos de gestão e melhorar a experiência dos seus clientes, a Nexaas pode te ajudar, conheça as nossas soluções!