Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Entrega unificada
Entrega unificada

Controle de estoque: como o Nexaas.Omni ajuda nesse desafio

Homem fazendo controle de estoque.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
17/fev/2022

Entenda o papel fundamental da gestão de estoque eficiente

O controle de estoque é essencial para que a área comercial consiga cumprir as metas, o setor de marketing desenvolva estratégias e, até mesmo, o financeiro possa concluir algumas de suas etapas de forma eficaz.

Sabemos que nos dias atuais a entrega é uma etapa fundamental na satisfação dos consumidores, por isso as empresas têm investido cada vez mais esforços para tornar esse processo mais ágil. Uma das maneiras que as marcas têm encontrado para isso é tendo uma gestão e controle de estoque eficientes. 

Quer entender por que o controle de estoque é tão importante atualmente, e como a Nexaas pode ajudar sua empresa a superar esse desafio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.

Qual a importância do controle de estoque para o varejo?

Toda empresa busca se desenvolver de forma saudável e lucrativa. Por isso, a sua gestão deve ser sólida e em constante evolução. Um dos pontos que facilitam a conquista desse objetivo é o controle de estoque. Mas para que você realmente entenda a importância que essa estratégia tem para o varejo é preciso que entenda exatamente o que seria controle de estoque.

O controle de estoque é o processo de monitoramento de todo fluxo de entrada e saída de produtos armazenados, para garantir um bom funcionamento de todas as operações que dependem, direta ou indiretamente, dessas mercadorias.

Esse controle deve ser feito com planejamento sério e muita organização, já que quando bem implantado, garante eficiência empresarial para sustentar o negócio e reduz custos e perdas. Em outras palavras, é possível prever necessidades de:

  • Compra e reposição;
  • Reduzir a incidência de perdas por roubo ou por vencimento dos prazos de validade;
  • Otimizar o espaço físico de armazenamento;
  • Acordar melhores condições de negociação com os fornecedores;
  • Controlar o uso do investimento, dentre outros.

Portanto, o controle de estoque é a ação de acompanhar a quantidade de mercadoria que a empresa tem. Além disso, verifica quais produtos estão disponíveis para venda ou para serem utilizados internamente (podem ser desde ferramentas ou acessórios utilizados na manutenção até insumos para fabricação).

Esse controle é aplicado a todas as mercadorias que a empresa utiliza para produzir um serviço ou produto, ou seja, na parte comercial ou no setor de produção — desde matérias-primas até produtos acabados. Sendo assim, é fácil concluir que um controle de estoque é importante no que tange o fluxo de produtos da empresa.

O acompanhamento desse fluxo é essencial para que a área comercial consiga cumprir as metas, o setor de marketing desenvolva estratégias e, até mesmo, o financeiro possa concluir algumas de suas etapas de forma eficaz. 

Além disso, com o acompanhamento de indicadores, é possível definir exatamente quando um produto deve ser comprado (levando em consideração os prazos que os fornecedores demoram para entregar esse item) e em quais quantidades. Prevenindo, assim, o excesso de produtos em estoque ou até mesmo a falta deles. Com esse controle rigoroso de compras, é possível evitar o comprometimento do capital de giro e manter a saúde financeira da sua loja

Entenda como a Nexaas pode ajudar no controle de estoque da sua empresa

Bom, agora que você já sabe o que é e a importância do controle de estoque para as empresas, deve estar se questionando como superar esse desafio não é mesmo? Nesse sentido, a Nexaas pode ser uma grande parceira para seu negócio. 

A nossa plataforma de omnichannel, o Nexaas.OMNI possui as ferramentas necessárias para levar a operação do seu estoque para outro patamar e facilitar o gerenciamento de todo seu ciclo de venda da sua companhia. Para ficar mais claro, listamos abaixo como os recursos da solução da Nexaas pode ajudar sua empresa, confira:

Prateleira infinita

O recurso de prateleira infinita entrega mais comodidade ao consumidor, que passa a ter acesso a uma gama maior de produtos, visto que o estoque passa a ser global, e não mais limitado a apenas àquela loja ou e-commerce. Com a prateleira infinita, suas vendas não se limitam mais ao estoque físico, o que contribui para aumentar as vendas do seu negócio.

Gestão eficiente de estoques

Com recursos para integrar seus sistemas e estoques é possível ter uma visão unificada e em tempo real dos estoques de todos os seus canais de venda, permitindo reduzir consideravelmente os custos de logística e eliminar a ruptura de estoque. Informações que antes eram de difícil acesso, passam a ser identificadas com rapidez e muito mais eficiência.

Visibilidade de pedidos multicanal

Facilitamos seu controle ao concentrar toda a gestão de pedidos em um só local. Ao alterar os detalhes ou a disponibilidade de um produto em qualquer canal, todos os demais são atualizados, permitindo a visibilidade dos estoques em tempo real. O OMS recebe os pedidos de todos os canais e centraliza os processos de faturamento, separação, conferência, expedição, romaneio e conexão com as transportadoras.

Split e roteamento inteligente de pedidos

A partir de regras de geolocalização e disponibilidade de estoques, a plataforma calcula de onde deve sair o pedido. A inteligência do leilão de pedidos verifica qual é o melhor local e modalidade de entrega para atender o cliente mais rápido e com o menor custo possível. Se não houver todos os produtos em um mesmo hub ou loja, ocorre o split inteligente do pedido que, uma vez dividido em quantos forem necessários, é enviado para os locais selecionados.

Preparado para melhorar o controle de estoque no seu negócio?

O controle de estoque é uma etapa essencial para a saúde financeira de um negócio. Mais do que isso, essa é uma etapa fundamental para oferecer melhores processos de logística, o que é fundamental para garantir boas experiências de compras para seus consumidores.

Como vimos, a Nexaas possui os recursos e ferramentas necessárias para integrar seus estoques e garantir que o controle de estoque seja feito de forma mais eficiente. Para saber mais como podemos ajudar seu negócio, acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores!

Posts relacionados

Ícone Calendário
03/jan/2023

Dark Store: o que é e como está impactando o varejo

Ícone Calendário
09/set/2022

Plataforma omnichannel: o que é e como pode ajudar o seu negócio

Ícone Calendário
24/ago/2022

Pick up store: conheça os benefícios dessa estratégia

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.