Quem começa a trabalhar com varejo online, inevitavelmente se depara com o termo Magento. Isso é muito fácil de se explicar, visto que o nome se refere a uma das maiores plataformas de e-commerce do mercado atual.
O Magento é, atualmente, a plataforma de e-commerce mais popular do mundo com mais de 315 mil lojas virtuais publicadas, na América Latina 30% dos e-commerces utilizam a plataforma, segundo dados publicados no E-commerce Brasil.
Quer saber mais sobre o que é a plataforma Magento e todos os benefícios para o seu varejo? Continue lendo!
O Magento é a maior plataforma de e-commerce do mundo. Desenvolvida em linguagem PHP e famosa tanto pela sua quantidade de soluções disponíveis (tornando-a uma solução robusta), quanto por sua flexibilidade, já que se trata de um sistema open-source (com código livre).
Essa última característica é uma das responsáveis pelo grande sucesso do Magento, já que, quando uma loja virtual precisa de funções e personalizações específicas, a feature pode ser desenvolvida e aplicada.
Conhecidas como módulos, essas funcionalidades são criadas com o intuito de melhorar recursos existentes ou implementar novas possibilidades para os varejistas. Tal possibilidade ampliou a aceitação da plataforma Magento pelo mundo, tornando-a maior e mais popular.
Em 2024, a plataforma Magento completa mais de 16 anos de idade, tempo esse em que a empresa passou por diversas mudanças até chegar à plataforma e-commerce que conhecemos hoje.
Sua história está ligada à Varien, uma empresa norte-americana desenvolvedora de software que, dentre seus projetos, criou o Magento Ecommerce. Depois de seu lançamento oficial, o programa fez grande sucesso e acabou por se tornar uma empresa separada, a Magento Inc.
Tal acontecimento resultou em novas versões diferentes do Magento, que, a esta altura, já contava com a possibilidade de uma ferramenta gratuita, o Magento Community e também versões pagas, nomeadas de Magento Enterprise.
O crescimento da plataforma e-commerce Magento se popularizou tanto que um dos seus investidores resolveu comprá-lo por completo. Foi no ano de 2011, que a gigante eBay tornou o Magento parte de uma das suas empresas, fazendo com que o nome se popularizasse ainda mais.
Porém, após quatro anos, a parceria se encerrou. No mesmo ano (2015), o tão esperado Magento 2.0 foi lançado e foi evoluindo até 2018, quando a empresa foi adquirida pela Adobe. Tal aquisição deu forças para que o Magento se expandisse ainda mais pelo mundo, tanto que em 2021, a Adobe anunciou o novo Adobe Commerce, uma união entre a versão Enterprise do Magento e o Adobe Commerce Cloud.
Em território brasileiro, a presença da plataforma Magento se tornou sinônimo de “plataforma gratuita”, porém de modo razoavelmente distorcido, já que termo gratuito é na verdade a não obrigatoriedade do uso de uma licença paga.
Entretanto, como todo profissional da área de e-commerce sabe, montar sua própria loja virtual requer uma lista de diferentes serviços que, apesar de ser possível encontrar versões gratuitas, sempre acaba tendo uma necessidade de investimento.
Principalmente por ser uma plataforma de código aberto, o Magento requer mão de obra qualificada para que a manutenção e a implementação de melhorias na plataforma sejam feitas com sucesso. É aí que entram as empresas especializadas em Magento e que oferecem a prestação de serviço para garantir que tal plataforma funcione.
Entre essas empresas está a Nexaas. Com desenvolvedores certificados pela própria Magento e com profissionais especializados no assunto, a empresa possui uma solução para a criação de lojas virtuais, com módulos e planos que se adequam aos diferentes perfis de clientes que desejam criar ou migrar seu e-commerce.
Além do funcionamento em Magento, o SignaShop ainda conta diferenciais como a isenção do custo em setup, hospedagem inclusa e a não cobrança de comissão. Tais características fazem da ferramenta uma das melhores opções de Magento no mercado atual.
A plataforma Magento é usada globalmente e possui uma imensa comunidade de desenvolvedores que estão buscando regularmente melhorias e novidades que são adicionadas à plataforma.
É possível dizer que a principal vantagem de utilizar o Magento seja a possibilidade de trabalhar com a maior plataforma de e-commerce do mundo com um excelente custo-benefício.
Aqui no Brasil, a SignaShop oferece manutenção especializada e ainda apresenta benefícios que ajudam o empreendedor a reduzir custos de implementação de um projeto, seja para quem está criando uma nova loja virtual, ou para quem está no processo de melhoria, migrando de plataforma.
Mas, além dessas características, há também uma lista de recursos que deve ser observada na hora de comparar com outras plataformas e-commerce. Um exemplo disso é a possibilidade de customização.
Não é difícil encontrar plataformas que não permitem uma melhoria a ser implementada diretamente no HTML ou CSS. No caso do Magento, e mais especificamente, do SignaShop, essas melhorias podem ser feitas através da própria plataforma.
Essa possibilidade faz toda a diferença, como em casos práticos, na otimização das páginas através das técnicas de SEO. Esse, aliás, é outro benefício do Magento, que permite a configuração das páginas seguindo as principais boas práticas de SEO que devem ser implementadas.
Ainda no caso do SignaShop, a plataforma possui uma grande compatibilidade com inúmeros serviços existentes no mercado, e que são essenciais para o pleno funcionamento de uma loja virtual.
É o caso de sistemas antifraude, simplicidade nas compras com checkout mais fácil, sistema de cálculo de diferentes fretes, entre outras vantagens. E todos esses recursos contam com o suporte especializado da empresa, permitindo resolução de problemas, questionamentos e também uma seção de FAQ e tutoriais.
Outro ponto positivo da plataforma Magento é a escalabilidade, que acompanha o crescimento da sua empresa, não sendo necessária a troca de solução de acordo com a expansão de produtos e necessidade de novas funcionalidades e personalização.
Quer saber mais sobre o Signashop e a plataforma Magento? Marque um papo com os nossos consultores.