Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Tecnológica e Inovação
Tecnológica e Inovação

Retail Tech: O que são e como estão revolucionando o varejo

Retail tech levam tecnologias para os varejistas inovarem em suas estratégias
Por
Nexaas
Ícone Calendário
20/05/2024

A aplicação da tecnologia no varejo vem transformando o setor ano após ano, e uma das grandes responsáveis por essa mudança são as retail techs

A aplicação da tecnologia no varejo vem transformando o setor ano após ano, e uma das grandes responsáveis por essa mudança são as retail techs, startups desenvolvedoras de tecnologia para o varejo. Essas empresas ajudam na produtividade do setor, contribuindo com insights de melhoria na gestão dos negócios e atendendo às mudanças de consumo.

Na prática, o nome é originado da junção de duas palavras, retail (varejo) e tech, de tecnologia. E esse novo modelo disponível no mercado faz com que o potencial de digitalização seja benéfico para todos, mas principalmente para o consumidor.

Um dado que mostra como essa digitalização vem crescendo nas empresas, é o levantamento feito pela NielsenIQ Ebit: Em 2022, o comércio eletrônico brasileiro faturou mais de R$262 bilhões, um aumento de 30% em relação a 2020.

As retail techs se tornaram essenciais para todo varejista que busca automatizar seus processos, e agora, vamos explorar as outras maneiras esse modelo pode beneficiar o varejista.

Benefícios da Retail Tech para os varejistas

Entre tantas vantagens, separamos algumas que mostrarão a diferença que uma retail tech pode fazer:

Aumento da eficiência operacional

Com as retails tech, os processos da sua gestão de estoque são automatizados, economizando tempo e ganhando ainda mais precisão durante as etapas. A viabilização de práticas como ship from store, clique e retire, e outras tantas, são implementadas com a chegada dessas startups.

Melhoria da experiência do cliente

Hoje em dia no varejo físico, é natural que os clientes esperem cada vez mais velocidade, praticidade e personalização. E uma das vantagens que as retails podem trazer, é a descentralização do caixa fixo, diluindo a fila com o PDV Móvel e concluindo a venda sem filas.

Coleta e análise de dados

Com essa funcionalidade, você pode extrair insights úteis para o direcionamento dos seus produtos, análises comportamentais dos consumidores entre diferentes canais de venda e para outras finalidades.

Personalização na jornada do cliente

A maior vantagem de toda a tecnologia demonstrada nos tópicos anteriores, é a personalização da jornada do cliente. Usando o banco de dados que a empresa coletou ao longo do tempo, é possível personalizar a jornada de acordo com os interesses do consumidor.

Esse tópico é tão importante, que 80% de compradores frequentes dão preferência a comprar com marcas que personalizam a sua experiência.

Redução de custos operacionais

 Com as automações em muitos processos, é natural que além da lucratividade, a redução de custos apareça, já que não é necessário investir a mesma quantidade com equipamentos, economizando também em espaço, visto que os processos serão automatizados.

Além disso, a economia também pode ser de tempo, podendo canalizar o esforço do time em outras áreas.

Como tudo isso funciona na Nexaas?

Sendo uma Retail tech, a tecnologia faz parte de quem somos. Nossa maior responsabilidade com o varejista é digitalizar o seu negócio, levando a omnicanalidade para suas lojas, integrando o seu sistema e otimizando todos os processos.

E para isso, desenvolvemos nosso grande orquestrador de pedidos e gestor de estoque, o Nexaas Omni, nosso OMS. Com ele, você conta com gestão de estoque, catálogo, logística, análise de dados em Power BI, inteligência financeira, tributária e muito mais.

E, esse grande ecossistema de funcionalidades foi desenvolvido para que sejamos a solução que realmente ajuda o varejista na sua jornada, unificando seus canais de venda, zerando os ruídos de comunicação entre equipes e cliente, e também reduzindo custos operacionais.

Junto ao Nexaas Omni, temos outras soluções que agem em função da otimização de processos, são elas: PDV Móvel e Totem de autoatendimento.

PDV Móvel: Aplicado em qualquer SmartPos, com as adquirentes Cielo, Rede, Getnet e Stone. Essa solução tem como objetivo substituir o caixa fixo da loja, zerando as filas, trazendo mobilidade e flexibilidade no atendimento e fazendo com que a venda possa ser concluída de qualquer lugar da loja, gerando mais espaço para vitrine de produtos ou estoque.

Totem de autoatendimento: Um dispositivo de self-check, que opera em conjunto com o PDV Móvel da Nexaas. Com ele, o cliente pode navegar entre as vitrines digitais, zerando as filas dentro da loja e possibilitando o cliente efetuar o processo de compra sozinho ou com a ajuda de um consultor.

Dentre todas essas soluções e funcionalidades, a frase que consegue definir com exatidão a principal mensagem do artigo é: as retail techs são facilitadoras para os varejistas.
E como o principal objetivo é potencializar o seu negócio, trouxemos um case da Nexaas mostrando como isso acontece na prática. Confira! 

Retail Tech na prática

Em um dos cases mais recentes da Nexaas, nosso cliente Hiperfesta contou com três lojas dentro do maior evento de confeitaria da América Latina, o Mara Cakes Fair e conseguiu se destacar dentre grandes marcas como Leite Moça Nestlé, Dona Benta, Mococa e muitas outras, graças a nossa tecnologia.

Com auxílio do nosso PDV Móvel com a nova função de bipagem rápida, a marca conseguiu atender a todos seus clientes de forma ágil, diminuindo as filas no estande e aumentando as vendas, o que resultou em um faturamento duas vezes maior do que no ano passado. Sucesso, não é mesmo?

Também quer ser um case da Nexaas? Entre em contato com os nossos consultores e transforme o seu varejo!

Posts relacionados

Ícone Calendário
20/05/2024

Retail Tech: O que são e como estão revolucionando o varejo

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/out/2023

Como usar a tecnologia para impulsionar as vendas do seu varejo

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.