Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Black Friday
Black Friday

Black Friday: 5 estratégias de logística para o evento

Corredor de prateleiras cheias de arquivos.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
25/out/2021

Supere suas expectativas de vendas com essas dicas logísticas infalíveis

A Black Friday está chegando, e as expectativas dos consumidores são as melhores. Mas para que sua empresa tenha sucesso com a data é fundamental estar atento ao que os indivíduos vão priorizar em sua decisão de compra.  

Uma das principais datas para o varejo nacional, a Black Friday movimentou mais de 4 bilhões de reais no último ano. Com o iminente fim da pandemia, retomada da economia e a volta das lojas físicas, a expectativa é que esse número seja superado neste ano. Mas para isso é imprescindível que as empresas estejam atentas às exigências dos consumidores.

Uma das principais tarefas que as marcas terão que se preocupar é a necessidade de oferecer melhores processos de logísticos. Nesse sentido, é fundamental contar com algumas estratégias que podem impactar significativamente a decisão do consumidor.

Quer saber quais são as melhoras estratégias logísticas para a Black Friday? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.

A importância da logística na Black Friday

Não é mais nenhuma novidade que a Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelo varejo nacional. A data que é conhecida por oferecer grandes descontos em diversos produtos, tem ganhado cada vez mais adeptos com o passar dos anos. 

Para se ter uma ideia, no último ano, o faturamento com a Black Friday ultrapassou a marca de 5 bilhões de reais, valor 31% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Já neste ano, a expectativa é que o valor arrecadado com o evento seja ainda maior. Mas para isso é fundamental que as empresas estejam de olho nas tendências e exigências que os consumidores irão priorizar e serão o grande diferencial competitivo entre as marcas no período.

Não é segredo para ninguém que a experiência de compra é um fator determinante para que as empresas tenham sucesso nos dias atuais, e quando tratamos da Black Friday essa experiência é ainda mais importante. Mas você sabia que um tema imprescindível para uma Black Friday de sucesso tem relação direta com a logística?

Com alto volume de pedidos no período, é comum que haja bastante problemas relacionados aos atrasos de entregas e aos processos de logística. Por isso, as empresas que desejam se destacar na Black Friday precisam se atentar a isto e realizarem entregas cada vez mais rápidas.

Mais do que isso, é importante ter em mente que os indivíduos estão cada vez mais voltados para marcas que oferecem entregas expressas. Prova disso, é que uma das principais causas para o abandono de carrinhos tem ligação com o tempo de frete que uma empresa oferece.

Portanto, investir em estratégias que tenham potencial de melhorar os processos de logística do seu negócio é sem dúvida uma atitude essencial para que sua marca alcance o sucesso esperado com a Black Friday.

Estratégias de logística para a Black Friday

Entendido a importância da logística para a Black Friday, fica claro o porquê as empresas precisam priorizar esse tema para se destacar na data. Mas você deve estar se questionando como as empresas podem fazer isso e quais estratégias devem adotar para atingir esse objetivo, não é mesmo?

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais estratégias que estão dominando o mercado, e que ajudarão sua empresa a melhorar os processos logísticos. Confira!

Seja Omnichannel

A integração de todos seus sistemas e canais de venda é um fator determinante para conseguir melhorar os processos de logística de uma empresa. Portanto, se tornar Omnichannel é um passo que sua empresa deve tomar para conseguir gerenciar seus estoques independentemente de quantos lugares você costuma vender.

Ofereça opções de retirada na loja

Dar ao seu cliente a possibilidade de retirar seus pedidos diretamente na loja é outra dica super valiosa para melhorar os processos de logística de uma empresa. Além de contribuir para que o consumidor tenha suas compras sem a espera da entrega, o artifício pode ajudar com que o cliente realize novas aquisições na loja física.

Adote estratégias de Ship From Store

Aqui no blog já comentamos como as estratégias de Ship From Store vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado. Quando pensamos na Black Friday, esse modelo pode ser uma excelente alternativa para as empresas otimizarem seus processos de entrega. Isso porque, com o modelo é possível transformar suas lojas em mini centros de distribuição, o que pode agilizar significativamente a entrega de um produto.

Tenha um controle de estoques eficientes

O controle de estoque é outra dica fundamental para que os processos de logística de uma empresa tenham sucesso na Black Friday. Mais do que uma estratégia em si, esse é um desafio que as empresas precisam estar prontas para enfrentar de modo geral. Por isso, contar com recursos que permitam integrar seus sistemas é vital para ter um controle total de tudo que entra e sai do seu estoque.

Conte com as Dark Stores

Com as Dark Stores, lojas que funcionam como um pequeno centro de distribuição, sua empresa conseguirá realizar as jornadas de armazenamento, separação e expedição de pedidos de forma muito mais rápida, eficiente e simplificada. Nesse sentido, adotar essa estratégia é outro passo fundamental para aperfeiçoar seus processos de entrega e logística.

Tudo certo para a Black Friday?

Bom, como vimos, a Black Friday tem um papel fundamental para a arrecadação do varejo nacional, sendo um dos eventos mais aguardados do ano tanto pelas marcas quanto pelos consumidores.

Porém, para que sua empresa alcance tudo aquilo que almeja é imprescindível conseguir superar as exigências do consumidor, sobretudo aos assuntos relacionados aos processos de logística.

Apesar de isso não ser uma tarefa tão fácil, adotando as estratégias certas e os recursos necessários sua empresa conseguirá simplificar esse processo, e oferecer muito mais comodidade para o consumidor.

Nesse sentido, contar com o apoio de empresas com a expertise da Nexaas é uma atitude que fará com que seu negócio tenha sucesso na data. Quer saber em mais detalhes como podemos ajudar sua empresa a superar os desafios de logística da Black Friday? Clique aqui.

Posts relacionados

Ícone Calendário
20/out/2023

Black Friday: como inovar na data para aumentar as vendas no seu varejo

Ícone Calendário
31/ago/2022

Black Friday 2022: guia completo para vender muito mais

Ícone Calendário
04/ago/2022

Gestão de desconto: dicas para promoções de sucesso

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.