Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
PDV Móvel
PDV Móvel

Desbravando o Futuro do Varejo: O Guia Completo para Montar uma Loja Móvel

Caixa recebendo pagamento em loja móvel direto na maquininha
Por
Nexaas
Ícone Calendário
08/02/2024

Todos os anos temos novas tecnologias lançadas no mercado e a partir delas surgem novos modelos de varejo. Que nada mais são do que formas diferentes de oferecer o produto ao consumidor, facilitando o acesso à sua loja e ao seus produtos.
Analisando esses fatos, a mobilidade tem sido o foco dessa nova etapa do varejo. E pensando nisso trouxemos um modelo que vem se tornado cada vez mais usual, a loja móvel.
E isso reflete na experiência do cliente, não sendo novidade para ninguém o quão decisiva ela pode ser para a conclusão e até aumento das vendas. De acordo com pesquisa da SuperOfice, 73% dos clientes apontam que ter uma boa experiência é fator importante nas suas decisões de compra.
Mas quando falamos dessa experiência em lojas móveis, muita coisa muda. Esse modelo de varejo possui inúmeras vantagens, sendo a acessibilidade geográfica a maior delas, estar onde seu público alvo circula diariamente faz total diferença quando o seu objetivo é chegar ao maior número de pessoas, ou até mesmo aproveitar uma oportunidade momentânea, como algum evento ou feira na região.
É claro que as expectativas que os clientes geram em relação a sua loja é diferente do que em uma loja física tradicional. Mas quais são essas diferenças?
Uma compra em uma loja móvel é projetada para ser rápida e prática, mas indo mais a fundo nessa relação, é importante aproveitar esse momento com o consumidor e mostrar que a loja móvel pode oferecer uma mobilidade e fácil acesso que nenhum outro canal físico pode oferecer.



Vantagens Estratégicas do PDV Móvel



Para que a loja móvel ofereça o seu melhor é necessário um software que dê a mobilidade e a praticidade que acompanhem o propósito da sua loja, como o PDV Móvel.
O PDV Móvel é o software que mais agrega quando falamos sobre mobilidade, estamos falando de conseguir atender seu cliente de onde quiser e da forma que ele precisar. E ainda dispensa a utilização do caixa físico, gerando um espaço valioso em sua loja.
Essa proximidade abre portas para algumas práticas que já conhecemos, como a fidelização. Ela é trabalhada para a retenção de clientes, com o intuito que ele seja fiel a sua empresa, dando a preferência ao comprar algum produto do seu segmento. Segundo pesquisa da Zendesk, estudos comprovam que um cliente fidelizado tende a comprar até 67% mais do que novos consumidores.

Agora, como planejar a sua loja móvel?



Passo a Passo para Planejar sua Loja Móvel



1.1 Identificação de oportunidades e nicho

Esse estágio definirá o rumo da sua empresa, você também irá moldar a persona para qual quer vender, fazendo com que tudo seja planejado de acordo com as preferências dela, design, abordagem e produtos a serem oferecidos.


1.2 Estudo de viabilidade

É necessário estudar o local de onde começará a sua jornada, fazendo análise de concorrentes e pesquisando a fundo para saber se a sua persona se encontra nessa região.



1.3 Planejamento financeiro

É da sua responsabilidade precificar seus produtos e alinhar com a realidade da sua persona. Equilibre as despesas com os custos operacionais e se necessário, considere fontes de financiamento.



1.4 Marketing, branding e design

Planeje o layout da sua loja, incluindo uma estratégia de marketing abrangente junto da identidade visual. Otimize o espaço e gere uma melhor experiência no atendimento.



1.5 Tecnologias e sistemas

Aqui é comum as pessoas escorregarem um pouco em suas escolhas e optarem por sistemas que a curto prazo farão o básico, mas tem uma vida útil preocupante.

A melhor maneira de garantir um sistema completo começa desde o gerenciamento de pedidos e estoques com o OMS até o PDV Móvel, facilitando muito o atendimento ao cliente. E mais, por contar com a integração do sistema tributário, o PDV Móvel já realiza todas as etapas de compra e pagamento, direto da sua mão.

Ufa, finalizado o planejamento deu pra ter uma boa ideia de como tudo funciona né?


Mas para que você já saia daqui com sua loja móvel pronta, vamos falar sobre as tecnologias que são essenciais para garantir um bom funcionamento. Já avisamos aqui no artigo que o cliente se importa muito com a fluidez da sua jornada de compra e principalmente por ser uma loja móvel.

Garantir ao cliente uma jornada de compra estruturada é peça fundamental para que ele volte a sua loja. Se ele não se sentir confortável, futuramente vai procurar outras opções para suprir suas necessidades. Em pesquisa da Opinion Box, estudos afirmam que 79% dos consumidores dão preferência para empresas que oferecem uma boa experiência.


Escolhendo a Tecnologia Certa

Falaremos agora sobre algumas tecnologias que são essenciais para garantir a experiência que tanto falamos para sua loja móvel e que seja um excelente custo benefício para você adquirir.
Já pensou em um software que integra o seu estoque e facilita a visualização de dados na hora da gestão? Então, esse é o OMS (Order Management System), além de realizar essa integração ele funciona como uma centralização de todos os seus canais, podendo gerir todos de uma só vez. Automatizando processos, economizando tempo e consequentemente dinheiro.
Chegou a hora de falarmos do software que transforma o varejo desde 2018, o PDV Móvel. Ele revolucionou a forma que pensamos um PDV, tendo funcionalidades que podem cobrir de ponta a ponta o atendimento ao cliente. É um app que pode ser instalado direto na sua maquininha SmartPOS, ou utilizada em celulares, tablets e até mesmo totens de autoatendimento. Sua função é levar ao cliente o máximo que podemos oferecer de modernidade, praticidade e mobilidade.
Mas não para por aí, o sistema faz com que o estoque de outras lojas estejam ao seu alcance, a chamada prateleira infinita. Facilita pra você, e principalmente para o cliente, que em caso de não encontrar na loja móvel o produto que busca, pode ir até uma franquia buscar ou pedir para entregar na casa dele.
Uma maquininha que realiza todas as funções de um caixa físico, aceita todos os principais pagamentos que temos hoje em dia e até sem internet ele segue operando e realizando as emissões fiscais.
De acordo com pesquisas da Juniper Research, o ponto de venda móvel (PDV Móvel) não é apenas uma tendência, mas já uma realidade para o varejo. Segundo os estudos, os valores movimentados a partir de PDV 's móveis devem ultrapassar US$1,9 trilhão até 2024.


Conquistando o Futuro do Varejo com Sua Própria Loja Móvel

Depois de toda essa leitura e instruções de como criar a sua loja móvel do zero, você deve estar com diversas ideias passando em sua mente, não é mesmo? Então, vamos baixar um pouco o ritmo e recapitular.

  • Aprendemos que o diferencial de um varejo próspero é garantir a experiência do cliente, acompanhar por toda a jornada e confirmar sua satisfação. 
  • Os primeiros passos para sua loja móvel, do estudo da persona, viabilização financeira, até as tecnologias que usamos no dia a dia.
  • Falamos sobre essas tecnologias, desenvolvemos sobre OMS e PDV Móvel, que são as duas que realmente farão mais sentido para esse cenário. A importância de cada uma delas e a potencialização que elas podem te oferecer no varejo.


Animou pra criar a sua loja móvel? Já tem a sua loja e se interessou por alguma dessas tecnologias? Veja a viabilidade de implementá-las e fale com um dos nossos consultores!

Posts relacionados

Ícone Calendário
24/04/2024

Inovação em Movimento: Explorando as Vantagens do PDV Móvel Integrado com Balança

Ícone Calendário
08/02/2024

Desbravando o Futuro do Varejo: O Guia Completo para Montar uma Loja Móvel

Ícone Calendário
23/11/2023

Conheça as vantagens de integrar PDV móvel e e-commerce

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.