Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Tecnológica e Inovação
Omnichannel
Tecnológica e Inovação
Omnichannel

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

A digitalização do varejo auxilia o dia a dia dos consumidores e gestores
Por
Nexaas
Ícone Calendário
18/01/2024

Os últimos anos foram marcados pela transformação do varejo, seja pela infeliz pandemia ou pelo avanço das IAs (inteligência artificial). As transações já são efetuadas de maneiras mais rápidas, práticas e seguras, seja em compras físicas ou online.

E durante este período, estudos indicam que a digitalização do varejo avançou rapidamente, impulsionada tanto pela necessidade durante a pandemia quanto pelo crescimento das soluções e tecnologia. Segundo a pesquisa “Omnicanalidade no Brasil”, realizada pela Bornlogic em parceria com o Opinion Box, 64% dos consumidores brasileiros já fizeram compras neste formato e 75% destes consideram importante que as marcas sejam omnichannel.

Mas o que muda para você com esse novo momento de digitalização? Vamos conversar um pouco mais sobre ele e entender como isso pode impactar no seu negócio.



As tecnologias por trás da digitalização do varejo 

Falando em sistemas e tecnologias, existem algumas que prometem otimizar os processos dentro do seu negócio. Vamos começar pelo “Ship From Store”, que nada mais é do que uma solução que permite que as franquias possam usar a sua loja física com centro de distribuição, realizando o envio do produto direto para a casa do cliente. Aproveitando a infraestrutura que as unidades já possuem e a redução de custos logísticos nesse processo. 

Em pesquisa do Reclame Aqui, o frete é o principal motivo de desistência para 63,9% dos consumidores. Na sequência, 18,6% reclamam do prazo de entrega do produto.Assim o Ship from store soluciona essas duas dores.

Outra alternativa muito popular no mercado é a “Clique e Retire”, atuando no fluxo de tráfego nas lojas físicas e fortalecendo o relacionamento com o cliente. Essa solução é muito bem vista não apenas pelo que oferece, mas também abre margem para a personalização do pedido, gerando assim uma possibilidade de fidelização ao final da experiência.

Um dos melhores exemplos que podemos dar sobre digitalização no varejo é o PDV Móvel. essa ferramenta oferece flexibilidade e mobilidade durante o processo de compra. Tecnologia essa que cabe na palma da mão, gerando espaço em sua loja e consequentemente melhorando a experiência do cliente com sua versatilidade. Pode ser utilizado também em totens, facilitando o fluxo na loja, diminuindo filas e possibilitando o autoatendimento.

O impacto no varejo é imediato, você melhora a experiência do cliente ao não ter erro em frente ao caixa e deixa os processos na sua loja mais fluido. Se quiser entender como isso se aplica ao seu negócio, saiba como ser omnichannel em 2024.

Outra tecnologia que pode ser usada no processo de digitalização do varejo é a inteligência artificial. Dados da Forrester mostram que 89% dos profissionais do varejo acreditam que a IA contribui para impulsionar as receitas, principalmente através da personalização de experiências de compra e do suporte ao cliente, impactando na fidelização do consumidor. 

Dicas para facilitar a digitalização do varejo 

Sabemos que a digitalização do varejo pode não ser fácil, mas trouxemos aqui algumas dicas que podem ajudar nesse processo, confira!

Começaremos pelo negócio em si, a primeira etapa é entender o segmento da sua empresa e visualizar em qual parte do processo existe uma real necessidade de mudança, seja por padrão do mercado, questões financeiras ou tempo gasto nessa atividade.

Após a identificação, estude quais as soluções mais utilizadas no mercado para essa funcionalidade, procure o responsável pela parte do processo em sua empresa e apresente a ideia e debata como ela poderia ser usada da melhor forma.

Passada essa primeira etapa de reconhecimento da necessidade de digitalização do varejo, partiremos para o treinamento da equipe. Nada adianta ter uma excelente ferramenta se o time não estiver preparado para usá-la da melhor forma possível.

Treinar cada colaborador com o intuito de transformá-lo em especialista é a melhor forma de garantir um processo bem feito, o conhecimento de toda a empresa fará a diferença para que o plano que foi idealizado chegue de forma positiva ao consumidor final. 

Ufa, foram muitas informações até chegar aqui, né? Mas saiba que a Nexaas está aqui para te ajudar nessa missão de digitalizar o seu varejo! Entre em contato com nosso consultor e entenda qual é a melhor solução para você e peça uma demonstração. Afinal, estamos aqui para transformar o varejo juntos.

Posts relacionados

Ícone Calendário
20/05/2024

Retail Tech: O que são e como estão revolucionando o varejo

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.