Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Black Friday
Black Friday

Black Friday 2022: guia completo para vender muito mais

Black Friday
Por
Nexaas
Ícone Calendário
31/ago/2022

Prepare-se com este guia para alcançar recordes de vendas

Está chegando uma das datas mais aguardadas pelos varejistas e, é claro, pelos consumidores: a Black Friday. Mas enquanto os últimos estão ansiosos pelas promoções, os primeiros estão preocupados em como proporcionar uma ação que atraia mais clientes e aumente as vendas.

E foi pensando nos lojistas e todas suas preocupações que elaboramos esse artigo, respondendo todas as dúvidas possíveis e ajudando com dicas e tendências para a Black Friday 2022, além daquele extra para a tão aguardada Copa do Mundo. Preparado? Então confira o artigo completo abaixo!

O que é a Black Friday?

Uma das datas mais aguardadas pelo varejo, a Black Friday é uma ação de vendas realizada tradicionalmente um dia depois do Dia de Ação de Graças. Além de um período de agradecimentos, é o último feriado antes do Natal, motivo pelo qual muitos aproveitam a data para fazer compras.

Para atrair os consumidores às lojas e garantir acessos ao e-commerce nesta data, as empresas oferecem descontos e condições especiais em seus produtos incentivando a compra e relacionamento com seus clientes.

Mas nem sempre foi assim, a Black Friday no formato comercial que conhecemos é resultado de inúmeras histórias e muitas delas são bastante confusas.

Qual a origem da Black Friday?

A origem da Black Friday, como comentamos, é um pouco confusa e existem diversas histórias ligadas a criação de uma das maiores datas para o varejo, não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. 

A mais comum é que o Presidente Franklin Roosevelt, em 1939, pensando em beneficiar o comércio, decretou que o Dia de Ação de Graças não aconteceria mais na última quinta-feira do mês, e sim na quarta quinta-feira de novembro. Assim, os comerciantes teriam uma semana a mais de vendas antes do Natal, o que ajudaria no lucro.

Tal decreto causou de imediato um crescimento do movimento nas lojas, principalmente no dia logo após o feriado, que somado ao retorno das pessoas para casa, começaram a ser considerados caóticos ou muito conturbados, e chamados de Black Fridays.

Apesar da loucura causada pela Black Friday, a partir dos anos 1980, a sexta-feira após o Thanksgiving Day já era considerada por muitos um dos melhores dias para as compras. No entanto, apenas nos anos 90 o termo se popularizou como algo positivo e no início da próxima década já era a data mais aguardada pelo comércio dos Estados Unidos.

O sucesso e popularização da ação atraiu a atenção de outros países, que decidiram apostar também na Black Friday. No Brasil, a data se popularizou em 2010 e desde então tem chamado a atenção pelos preços praticados e também, infelizmente, pelos abusos cometidos por lojistas mais conhecidos como "black fraudes".

Mesmo com alguns problemas por aqui, a Black Friday tem a adesão de pequenos e grandes lojistas, sendo considerada a segunda data mais rentável para o comércio online, atrás apenas do Natal.

Quando é a Black Friday 2022?

A Black Friday ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro e em 2022, será realizada no dia 26 de novembro. Isso porque desde 1941, o Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira de novembro.

Oficialmente, a ação promocional ocorre apenas na sexta-feira. Porém, as lojas de e-commerce também fazem promoção na Cyber Monday. Além disso, existem lojas que oferecem descontos em toda a semana ou, até mesmo, durante o mês inteiro de novembro.

Black Friday 2022: o que esperar?

A Black Friday 2022 está sendo muito aguardada pelos varejistas, pois é a primeira pós-pandemia oficialmente e em um ano de Copa do Mundo. Mas o que esperar dos consumidores?

Após a pandemia, guerra com impacto mundial e crise econômica, a maioria dos consumidores afirmam que a sua vida financeira piorou entre 2021 e o início de 2022, o que os fez cortar ou diminuir o consumo de alguns itens. 

De acordo com a pesquisa Black Friday: Termômetro de Consumo da Globo, 50% dos consumidores declaram que a vida financeira piorou nos últimos meses. Entre os principais itens com redução de gastos estão o lazer, moda, delivery e infraestrutura do lar.  

Enquanto isso, durante o mesmo período, as categorias mais essenciais não tiveram muita alteração no consumo, como já era de se esperar. Serviços de internet, streaming, TV e tecnologia, além de produtos e serviços de saúde e educação continuam em alta.

Mas os lojistas não precisam ficar preocupados. Existe uma expectativa de melhora para o segundo semestre de 2022, 62% dos consumidores tem esperança de melhoria financeira durante os últimos meses do ano. Crescendo assim a intenção de consumo de itens como roupas e calçados (34%), tecnologia (22%), infraestrutura do lar (21%).

Black Friday 2021 X Black Friday 2022: números e análises

Para se planejar, nada melhor que aprender com as edições anteriores, mas você se lembra como foi a Black Friday 2021? Nós te ajudamos a recordar!

Em 2021, as vendas do e-commerce na Black Friday aumentaram 5% vs ano anterior. Além disso a máxima que o impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira nunca foi tão real.

Na última edição, as promoções começaram mais cedo, com crescimento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, cujo faturamento alcançou R$ 2,8 bilhões. Apenas na quinta-feira anterior à data, foram vendidos 25% do total arrecadado durante toda a ação. 

E o que isso significa? Que antecipação e planejamento são os principais fatores de sucesso para uma Black Friday.

Apesar de toda dificuldade econômica, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto na Black Friday deste ano(vs 47% em 2021). Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data.

Entre as categorias de maior intenção de compra, estão categorias relacionadas a moda e eletroeletrônicos. Confira a intenção de compra por grupo: 

  • Roupas e acessórios 34%
  • Smartphone 33%
  • Eletrônicos 33%
  • Calçados 27%
  • Eletrodomésticos 27%

Black Friday, Copa do Mundo e o comportamento do consumidor

Quando dois grandes eventos se juntam, muitas coisas boas podem acontecer, mas trazem com eles diversas dúvidas. Em 2022, que a Black Friday e Copa do Mundo ocorrem simultaneamente, a principal questão é: as promoções devem ser antecipadas por conta da demanda de consumo da Copa?

Para responder essa pergunta, precisamos avaliar diversos fatores. Pois além de ser a semana de início da Copa, a Black Friday coincide com a estreia do Brasil, que ocorre na quinta-feira anterior.

Vamos aos números para entender o que podemos esperar para a Black Friday de 2022 durante uma Copa do Mundo?

De acordo com estudo do Google “Black Friday e impacto da Copa”, o brasileiro já está animado para a Copa do Mundo: 86% pretendem acompanhar  o mundial, para 47% o envolvimento já é maior do que na última Copa e as buscas no Google por Copa do Mundo +34% em comparação a 2018.

Além dos varejistas, o consumidor brasileiro também se planeja para viver esse momento. Ainda segundo o Google, 66% das pessoas pretendem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa, desses 71% se planejam previamente para o mundial e outros 56% vão concentrar seu planejamento em novembro, ou seja, no mês da Black Friday. 

Moda, eletrônicos, supermercado, bebidas, artigos esportivos, entre outras categorias, fazem parte da preparação para a Copa. Então, devemos antecipar as promoções?

Para os consumidores a mudança da data é um movimento possível, 57% acreditam que deveria ser antecipada, enquanto 37% prefere que a data seja mantida. Mas analisando o efeito dos jogos da Copa nas buscas e cliques, em um jogo do Brasil em horário semelhante em 2018 houve um impacto significativo apenas no horário da partida, mas no dia seguinte os números pouco foram alterados.

Antecipar ou não a Black Friday?

Analisando esses dados, a estreia do Brasil na Copa pode ter pouco impacto no volume de cliques, mas deve influenciar a forma como essa busca é feita. Os lojistas devem se preparar para uma Black Friday mais mobile, permitindo que o consumidor realize suas compras até mesmo assistindo a partida de futebol.

E ainda mais, por mais que a Copa seja um evento relevante e que gere o aumento de consumo, quando comparado a Black Friday, o segundo evento ganha de goleada. Mas caso, a decisão seja por antecipar o evento promocional, as empresas devem se apoiar em uma boa estratégia de divulgação e ótimas promoções. 

Como vender mais na Black Friday?

Agora que você já sabe tudo sobre a Black Friday, deve estar pensando como usar a seu favor e aumentar as vendas, não é mesmo? 

Após a Black Friday em 2021, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras e eles citaram alguns fatores que , inclusive, os levaram a fazer uma compra não planejada. Entre os mais citados estão frete grátis, descontos acima de 50%, entrega rápida, pagamento flexível e adiantar as compras de natal 

Mesmo com tamanha taxa de satisfação, muitos consumidores esperavam descontos maiores e fretes mais baratos. Entre os principais motivos pelo qual deixaram de fazer uma compra estão descontos baixos, frete alto, prazo longo de entrega, avaliações ruins, pagamentos apenas à vista, site/loja não confiável e experiência difícil na compra.

Com essas avaliações, já é possível imaginar onde o varejo não pode errar na Black Friday 2022, mas para facilitar ainda mais o planejamento, separamos algumas tendências:

Omnichannel

Em 2021, o e-commerce se destacou, sendo o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday. Porém, vale ressaltar que em 2022, 71% declaram que omnichannel oferece uma experiência de compra agradável e consideram a opção de comprar online e retirar na loja uma boa alternativa.

A sua loja já é omnichannel? O seu cliente merece todo conforto e a melhor experiência possível!

Planejamento

Os consumidores são antenados a promoções e se prepara para a compra antes da data. Os clientes começam a pesquisar até um mês antes da Black Friday, mas a partir da segunda semana de novembro as buscas são mais intensas.

Pensando nisso, as empresas que querem vender mais durante esse período precisam se preparar com antecedência, uma vez que as semanas anteriores à data são decisivas para engajar e conquistar o público. A construção do desejo e da consideração antes da Black Friday são fundamentais para a conversão durante a ação promocional.

Propaganda

O consumidor moderno é antenado em ofertas e promoções. De acordo com pesquisas, 98% concordam que é muito importante estar bem informado, 75% quando necessitam de informação buscam na internet primeiro e 62% confiam na internet para se manterem informados.

E além disso, 42% afirmam que ao fazer uma pesquisa na internet para escolher um produto ou serviço, a decisão que toma pode mudar com base nos resultados que encontra. Prova disso é que, no último mês, 52% dos consumidores compraram de uma nova loja onde nunca haviam comprado antes.

Está esperando o que para caprichar na sua campanha e ganhar novos clientes?

Mobile 

Para minimizar o efeito da Copa nos resultados da Black Friday é fundamental pensar em uma estratégia para a quinta-feira de jogo. Assegurando assim a queda durante a data e garantindo uma ótima experiência mobile. 

O seu e-commerce está pronto para vender através dos smartphones?

Preparado para a Black Friday 2022?

Com todas essas dicas e dados sobre a Black Friday, ter uma estratégia de sucesso fica ainda mais fácil. Mas não se esqueça também de contar com soluções que facilitem a gestão e ajudem a melhorar a experiência dos clientes.

A Nexaas tem em seu portfólio soluções para apoiar o seu varejo desde a gestão até as vendas sejam presenciais ou online. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre cada uma delas!

Posts relacionados

Ícone Calendário
20/out/2023

Black Friday: como inovar na data para aumentar as vendas no seu varejo

Ícone Calendário
31/ago/2022

Black Friday 2022: guia completo para vender muito mais

Ícone Calendário
04/ago/2022

Gestão de desconto: dicas para promoções de sucesso

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.